O GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO E O PENSAMENTO ENXUTO

De o acordo o Pensamento Enxuto, e contextualizando com  o Gerenciamento Estratégico das organizações, uma organização precisa:
  1. Entender o Valor e Criar uma estrutura para traduzir este Valor na Rotina Produtiva 
  2. Manter a cadência e fluxo, inclusive de informações
  3. Manter equilibrado os recursos - tempo é valioso !

Num mundo de rede sociais, cada vez mais percebemos o quanto que e COMUNICAÇÃO é um elemento importante. Verifico muitas vezes, os recursos sociais e suas Aplicações como ferramentas de trabalho para aumentar a eficiência, produtividade e de utilidade para tomada de decisão. 
Mas, uma das questões a se pensar é: Será que excesso de informação não pode causar desperdícios na organização? No meu ponto de vista sim ! Desperdícios acontecem pelo tráfego de informações. Muitos deles sofrem um looping típico, mostrando algumas condições que claramente mostram os desperdícios conhecidos na literatura. Posso elencar alguns acontecimentos comuns:
 - Falta de clareza na comunicação gera desperdícios como MOVIMENTAÇÃO DESNECESSÁRIA, ESPERA, SUBUTILIZAÇÃO, RETRABALHO, REPARO...
Imagine a informação como uma PRODUÇÃO >> Talvez as informações não sejam enxutas! E por isto, tanto retrabalho para explicar, tanta espera, tanto tempo perdido.
- Informação de Diversas fontes podem gerar confusão - A fonte de informação é confiável ? Ainda não temos certificados digitais que mostrem a veracidade dos dados divulgados em algumas redes sociais...

Portanto, utilize a REDE SOCIAL para AGREGAR VALOR sempre ! Use-a a seu favor ! Seja Enxuto! Pense Estrategicamente e use este recurso para Ajudar a alcançar suas METAS !

22 comentários:

  1. Tendo em vista o assunto tratado acima, entendemos que as frequentes mudanças no mundo inclusive com advento da internet e redes sociais, tem obrigado as pequenas e grandes empresas a desenvolverem técnicas de se adaptar a esse novo mundo. Assim, diversos profissionais de publicidade e também de marketing buscam vários meios de relacionamento com seus clientes como base para sua sobrevivência no mercado. Devemos salientar que o pensamento enxuto deve ser adaptado e aplicado na redução de perdas em operações de serviços.
    Djalma Almeida S. Neto.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Com base no assuntos acima tratado entende - se que as organizações precisam se adequar a essa nova forma e padronizaçâo para sua sobre -vivencia no mercado atual.

    ResponderExcluir
  4. Com base nos asuntos acima entende se que o mercado atual muda -se a cada instante e quem não se adequar a essas mudanças simplemente vai acabar perdendo o espaço no mercados atual e moderno

    ResponderExcluir
  5. Com base nos asuntos acima entende se que o mercado atual muda -se a cada instante e quem não se adequar a essas mudanças simplemente vai acabar perdendo o espaço no mercados atual e moderno

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. O texto acima é de suma importância para que seja repensado o conceito de informatização no mercado atual, que cresce e se recicla em milésimos de segundos. Todos os ramos empresariais seja de pequeno, médio ou grande porte pode ser agregado o pensamento enxuto, para a melhoria e soluções na produtividade, qualidade e redução de perdas no processo. É necessário ter um gerenciamento para definir e especificar o valor percebido pelo usuário final-cliente, reduzindo desperdícios inerentes ao fluxo de informações, que impactam no custo final do produto, sem perder o foco do desenvolvimento na qualidade no produto final .
    Deivison Dos Santos Dias

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Conforme o texto acima as organizações utilizam o gerenciamento estratégico e o pensamento enxuto como ferramentas para o desenvolvimento das suas atividades, ocupando posição de destaque no cenário empresarial uma vez que é preciso está inovando constantemente para a sustentabilidade do negócio. A comunicação é fundamental para a manutenção das atividades laborais e as redes sociais também é utilizada para este fim, porém, é preciso saber filtrar apenas o que realmente é necessário para uma boa comunicação que resultará no crescimento de todos.
    José Edson Bispo dos Anjos

    ResponderExcluir
  10. O excesso de informação está provocando uma angústia típica dos tempos atuais e levando à conclusão de que, às vezes, saber demais é um problema. Nas sociedades ocidentais, as pessoas se sentem pisando em um chão não muito firme, por não conseguirem deglutir a carga de informações disponível em livros, na imprensa, na televisão e na Internet. "Quanto mais sabemos, menos seguros nos sentimos. É a sensação de que o mundo está girando a muitas rotações a mais do que nós mesmos", dizem os especialistas.Num mercado cada dia mais disputado, preço e qualidade já deixaram de ser diferenciais competitivos. Essa competitividade exige, hoje, um acesso imediato a informações que auxiliem a tomada de decisão, uma coordenação eficaz e integração efetiva dos recursos de informação e de comunicação disponíveis, além de políticas de redução de custos e da eliminação de duplicidade dos esforços de coleta, organização, armazenamento, intercâmbio e utilização das informações produzidas interna ou mesmo externamente às organizações.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. O excesso de informação está provocando uma angústia típica dos tempos atuais e levando à conclusão de que, às vezes, saber demais é um problema. Nas sociedades ocidentais, as pessoas se sentem pisando em um chão não muito firme, por não conseguirem deglutir a carga de informações disponível em livros, na imprensa, na televisão e na Internet. "Quanto mais sabemos, menos seguros nos sentimos. É a sensação de que o mundo está girando a muitas rotações a mais do que nós mesmos", dizem os especialistas.Num mercado cada dia mais disputado, preço e qualidade já deixaram de ser diferenciais competitivos. Essa competitividade exige, hoje, um acesso imediato a informações que auxiliem a tomada de decisão, uma coordenação eficaz e integração efetiva dos recursos de informação e de comunicação disponíveis, além de políticas de redução de custos e da eliminação de duplicidade dos esforços de coleta, organização, armazenamento, intercâmbio e utilização das informações produzidas interna ou mesmo externamente às organizações.

    ResponderExcluir
  13. A comunicação é uma ferramenta útil na gestão estratégica empresarial, porém é necessário que seja feita uma comunicação clara e eficiente, alinhada ao pensamento da empresa, aos seus negócios e objetivos de empreendimento, não perdendo o foco do sua real finalidade.

    ResponderExcluir
  14. Para o tema abordado, é preciso voltar um pouco ao passado e avaliar como era feita o transporte das informações dentro de uma organização. Não havia a internet ou outra tecnologia com velocidade a qual temos atualmente, o meio de comunicação era realizado através do recurso de cartas ou presencial. Rede Social? Não. Havia rodas sociais onde se discutia e se tratavam os assuntos dos diversos tipos. Então nos perguntamos: havia excesso e desperdício sem clareza nas informações? Acreditamos que sim. Cada pensamento expressa um sentimento que muitas vezes não são “limpas” e acendem informações que muitas vezes não são verdadeiras, ou melhor, “enxutas”. Portanto, observa-se que a clareza da COMUNICAÇÃO não está no recurso ou o tipo de tecnologia utilizada, e sim na sua construção. Isto leva aos desperdícios citados: MOVIMENTAÇÃO DESNECESSÁRIA, ESPERA, SUBUTILIZAÇÃO, RETRABALHO, REPARO. Ratifico então que a tecnologia é bem vinda, e que a as redes sociais nos ajude a “manter e equilibrar os recursos utilizados dentro do gerenciamento estratégico da organização”, como o próprio pensamento enxuto nos diz: o tempo é valioso!

    ResponderExcluir
  15. no texto acima é mostrado a proposta de um sistema de gerenciamento das atividades de projeto, dentro do pensamento enxuto, atribuindo valor para cada atividade prevista e sua correlação com o usuário final. A tecnologia, em um primeiro momento envolve altos investimentos tanto de empresas de capital privado, quanto do Estado, mas sua incorporação em uma variedade de produtos não reflete necessariamente custo e preços elevados. Essa condição do mercado moderno torna o usuário final, à medida que a qualidade percebida não é mais um diferencial competitivo, mas uma característica interna do produto ou mesmo de serviços. O papel da gestão de projetos, no processo de desenvolvimento de produtos pode ser comparado ao gerenciamento de processos, sob o ponto de vista do pensamento enxuto, ou seja, um conjunto de processos ou atividades aos quais são atribuídos valores que constituem todo o ciclo de desenvolvimento de um produto. Esses valores podem ser econômicos, funcionais e percebidos ou desejados pelo usuário final. O foco do trabalho é definir e especificar o valor percebido pelo usuário final e reduzir desperdícios inerentes ao fluxo de informações, que impactam no custo final do produto, sem perder o foco do desenvolvimento na qualidade no produto final.

    ResponderExcluir
  16. Apesar das redes sociais proporcionar agilidade, assim potencializando nas tomadas de decisões para os gestores e todos envolvidos na atividade, o profissional atual esta perdendo o poder da palavra, que a algum tempo atrás tinha valor, mas hoje com a facilidade principalmente de imagens tiradas por todos através de seus smartphones, tudo tem que ser mostrado através de fotos enviadas por aplicativos de redes sociais,para provar que foi executado a atividade, sendo assim o profissional começa perder credibilidade nas palavras, gerando desconforto ao mesmo o desmotivando de alguma forma.

    Cleiton das Ch. Rodrigues

    ResponderExcluir
  17. O texto retrata a preocupação com as informações e suas veracidades. Relata que elas podem ajudar otimizando o processo produtivo e pode ser usado como uma estrategia empresarial. Desde que essas sejam analisadas e posteriomente selecionadas de maneira correta. Sendo assim necessario ter um pensamento enxuto nas tomadas de decisões.

    Thaise Oliveira

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. O texto supracitado, tem os conceitos associados ao pensamento enxuto, buscando demonstrar a capacidade de obter as reduções de desperdícios e custos. Pela minha constatação, a maioria das empresas obteve considerável ganho de produtividade nos últimos anos por meio da otimização de seus processos, e reestruturações diversas.As atuais condições de mercado, e o cenário mundial, levam as empresas a procurarem novas formas de organização a tornar o sistema enxuto livre de desperdícios, originados pelos processos mal definidos, ou incorporados por vícios de trabalho, e que permitirão a empresa tornar-se mais capacitada em beneficiar a si própria, e ao cliente. Com essa premissa, gerenciar as atividades de desenvolvimento de produtos tecnológicos é essencial para que se possa atualizar tecnologia e simultaneamente analisar riscos, tornando os produtos mais competitivos no mercado.

    ATT;
    RODRIGO OLIVEIRA DE ALMEIDA

    ResponderExcluir
  20. O Gerenciamento estratégico está diretamente relacionado com o pensamento enxuto, tendo em vista aos conceitos e diretrizes que são imprescindíveis para a organização, focando nas informações supracitadas vemos a importância da COMUNICAÇÃO, a parti de outros artigos vemos que a mesma é muito importante, entretanto o que está sendo comunicado deve ser verídico, haja vista que informação é "poder". Realizando o filtro e a vericidade das informações com o objetivo de sanar a movimentação desenecessária, espera, retrabalho, subutlização entre outros. Salientando a importância da comunicação através de rede social, promovendo grandes benefícios e vantagens na sua utilização correta.

    ATT;
    LEONARDO ROCHA DE SOUZA LIMA

    ResponderExcluir
  21. Com base no texto acima, podemos dizer que, uma boa comunicação é fundamental para o sucesso. Portanto, os profissionais não devem ter medo de expor suas ideias, apenas devem estar atentos para falar de forma a serem compreendidos, ou seja, de maneira objetiva e clara. Considerando que o processo de comunicação somente é bem-sucedido quando o destinatário recebe, compreende e interpreta a mensagem, considerar as características do público-alvo é essencial para o sucesso dessa ferramenta. Nesse sentido, o processo de comunicação deve ter como foco o perfil dos colaboradores da organização em questão.


    ATT;
    PRICILA CONCEIÇÃO DOS SANTOS

    ResponderExcluir