De o acordo o Pensamento Enxuto, e contextualizando com  o Gerenciamento Estratégico das organizações, uma organização precisa:
- Entender o Valor e Criar uma estrutura para traduzir este Valor na Rotina Produtiva
- Manter a cadência e fluxo, inclusive de informações
- Manter equilibrado os recursos - tempo é valioso !
Num mundo de rede sociais, cada vez mais percebemos o quanto que e COMUNICAÇÃO é um elemento importante. Verifico muitas vezes, os recursos sociais e suas Aplicações como ferramentas de trabalho para aumentar a eficiência, produtividade e de utilidade para tomada de decisão. 
Mas, uma das questões a se pensar é: Será que excesso de informação não pode causar desperdícios na organização? No meu ponto de vista sim ! Desperdícios acontecem pelo tráfego de informações. Muitos deles sofrem um looping típico, mostrando algumas condições que claramente mostram os desperdícios conhecidos na literatura. Posso elencar alguns acontecimentos comuns:
 - Falta de clareza na comunicação gera desperdícios como MOVIMENTAÇÃO DESNECESSÁRIA, ESPERA, SUBUTILIZAÇÃO, RETRABALHO, REPARO...
Imagine a informação como uma PRODUÇÃO >> Talvez as informações não sejam enxutas! E por isto, tanto retrabalho para explicar, tanta espera, tanto tempo perdido.
- Informação de Diversas fontes podem gerar confusão - A fonte de informação é confiável ? Ainda não temos certificados digitais que mostrem a veracidade dos dados divulgados em algumas redes sociais...
Portanto, utilize a REDE SOCIAL para AGREGAR VALOR sempre ! Use-a a seu favor ! Seja Enxuto! Pense Estrategicamente e use este recurso para Ajudar a alcançar suas METAS !
 
Tendo em vista o assunto tratado acima, entendemos que as frequentes mudanças no mundo inclusive com advento da internet e redes sociais, tem obrigado as pequenas e grandes empresas a desenvolverem técnicas de se adaptar a esse novo mundo. Assim, diversos profissionais de publicidade e também de marketing buscam vários meios de relacionamento com seus clientes como base para sua sobrevivência no mercado. Devemos salientar que o pensamento enxuto deve ser adaptado e aplicado na redução de perdas em operações de serviços.
ResponderExcluirDjalma Almeida S. Neto.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCom base no assuntos acima tratado entende - se que as organizações precisam se adequar a essa nova forma e padronizaçâo para sua sobre -vivencia no mercado atual.
ResponderExcluirCom base nos asuntos acima entende se que o mercado atual muda -se a cada instante e quem não se adequar a essas mudanças simplemente vai acabar perdendo o espaço no mercados atual e moderno
ResponderExcluirCom base nos asuntos acima entende se que o mercado atual muda -se a cada instante e quem não se adequar a essas mudanças simplemente vai acabar perdendo o espaço no mercados atual e moderno
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO texto acima é de suma importância para que seja repensado o conceito de informatização no mercado atual, que cresce e se recicla em milésimos de segundos. Todos os ramos empresariais seja de pequeno, médio ou grande porte pode ser agregado o pensamento enxuto, para a melhoria e soluções na produtividade, qualidade e redução de perdas no processo. É necessário ter um gerenciamento para definir e especificar o valor percebido pelo usuário final-cliente, reduzindo desperdícios inerentes ao fluxo de informações, que impactam no custo final do produto, sem perder o foco do desenvolvimento na qualidade no produto final .
ResponderExcluirDeivison Dos Santos Dias
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirConforme o texto acima as organizações utilizam o gerenciamento estratégico e o pensamento enxuto como ferramentas para o desenvolvimento das suas atividades, ocupando posição de destaque no cenário empresarial uma vez que é preciso está inovando constantemente para a sustentabilidade do negócio. A comunicação é fundamental para a manutenção das atividades laborais e as redes sociais também é utilizada para este fim, porém, é preciso saber filtrar apenas o que realmente é necessário para uma boa comunicação que resultará no crescimento de todos.
ResponderExcluirJosé Edson Bispo dos Anjos
O excesso de informação está provocando uma angústia típica dos tempos atuais e levando à conclusão de que, às vezes, saber demais é um problema. Nas sociedades ocidentais, as pessoas se sentem pisando em um chão não muito firme, por não conseguirem deglutir a carga de informações disponível em livros, na imprensa, na televisão e na Internet. "Quanto mais sabemos, menos seguros nos sentimos. É a sensação de que o mundo está girando a muitas rotações a mais do que nós mesmos", dizem os especialistas.Num mercado cada dia mais disputado, preço e qualidade já deixaram de ser diferenciais competitivos. Essa competitividade exige, hoje, um acesso imediato a informações que auxiliem a tomada de decisão, uma coordenação eficaz e integração efetiva dos recursos de informação e de comunicação disponíveis, além de políticas de redução de custos e da eliminação de duplicidade dos esforços de coleta, organização, armazenamento, intercâmbio e utilização das informações produzidas interna ou mesmo externamente às organizações.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO excesso de informação está provocando uma angústia típica dos tempos atuais e levando à conclusão de que, às vezes, saber demais é um problema. Nas sociedades ocidentais, as pessoas se sentem pisando em um chão não muito firme, por não conseguirem deglutir a carga de informações disponível em livros, na imprensa, na televisão e na Internet. "Quanto mais sabemos, menos seguros nos sentimos. É a sensação de que o mundo está girando a muitas rotações a mais do que nós mesmos", dizem os especialistas.Num mercado cada dia mais disputado, preço e qualidade já deixaram de ser diferenciais competitivos. Essa competitividade exige, hoje, um acesso imediato a informações que auxiliem a tomada de decisão, uma coordenação eficaz e integração efetiva dos recursos de informação e de comunicação disponíveis, além de políticas de redução de custos e da eliminação de duplicidade dos esforços de coleta, organização, armazenamento, intercâmbio e utilização das informações produzidas interna ou mesmo externamente às organizações.
ResponderExcluirA comunicação é uma ferramenta útil na gestão estratégica empresarial, porém é necessário que seja feita uma comunicação clara e eficiente, alinhada ao pensamento da empresa, aos seus negócios e objetivos de empreendimento, não perdendo o foco do sua real finalidade.
ResponderExcluirEntão...
ResponderExcluirPara o tema abordado, é preciso voltar um pouco ao passado e avaliar como era feita o transporte das informações dentro de uma organização. Não havia a internet ou outra tecnologia com velocidade a qual temos atualmente, o meio de comunicação era realizado através do recurso de cartas ou presencial. Rede Social? Não. Havia rodas sociais onde se discutia e se tratavam os assuntos dos diversos tipos. Então nos perguntamos: havia excesso e desperdício sem clareza nas informações? Acreditamos que sim. Cada pensamento expressa um sentimento que muitas vezes não são “limpas” e acendem informações que muitas vezes não são verdadeiras, ou melhor, “enxutas”. Portanto, observa-se que a clareza da COMUNICAÇÃO não está no recurso ou o tipo de tecnologia utilizada, e sim na sua construção. Isto leva aos desperdícios citados: MOVIMENTAÇÃO DESNECESSÁRIA, ESPERA, SUBUTILIZAÇÃO, RETRABALHO, REPARO. Ratifico então que a tecnologia é bem vinda, e que a as redes sociais nos ajude a “manter e equilibrar os recursos utilizados dentro do gerenciamento estratégico da organização”, como o próprio pensamento enxuto nos diz: o tempo é valioso!
ResponderExcluirno texto acima é mostrado a proposta de um sistema de gerenciamento das atividades de projeto, dentro do pensamento enxuto, atribuindo valor para cada atividade prevista e sua correlação com o usuário final. A tecnologia, em um primeiro momento envolve altos investimentos tanto de empresas de capital privado, quanto do Estado, mas sua incorporação em uma variedade de produtos não reflete necessariamente custo e preços elevados. Essa condição do mercado moderno torna o usuário final, à medida que a qualidade percebida não é mais um diferencial competitivo, mas uma característica interna do produto ou mesmo de serviços. O papel da gestão de projetos, no processo de desenvolvimento de produtos pode ser comparado ao gerenciamento de processos, sob o ponto de vista do pensamento enxuto, ou seja, um conjunto de processos ou atividades aos quais são atribuídos valores que constituem todo o ciclo de desenvolvimento de um produto. Esses valores podem ser econômicos, funcionais e percebidos ou desejados pelo usuário final. O foco do trabalho é definir e especificar o valor percebido pelo usuário final e reduzir desperdícios inerentes ao fluxo de informações, que impactam no custo final do produto, sem perder o foco do desenvolvimento na qualidade no produto final.
ResponderExcluirApesar das redes sociais proporcionar agilidade, assim potencializando nas tomadas de decisões para os gestores e todos envolvidos na atividade, o profissional atual esta perdendo o poder da palavra, que a algum tempo atrás tinha valor, mas hoje com a facilidade principalmente de imagens tiradas por todos através de seus smartphones, tudo tem que ser mostrado através de fotos enviadas por aplicativos de redes sociais,para provar que foi executado a atividade, sendo assim o profissional começa perder credibilidade nas palavras, gerando desconforto ao mesmo o desmotivando de alguma forma.
ResponderExcluirCleiton das Ch. Rodrigues
O texto retrata a preocupação com as informações e suas veracidades. Relata que elas podem ajudar otimizando o processo produtivo e pode ser usado como uma estrategia empresarial. Desde que essas sejam analisadas e posteriomente selecionadas de maneira correta. Sendo assim necessario ter um pensamento enxuto nas tomadas de decisões.
ResponderExcluirThaise Oliveira
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO texto supracitado, tem os conceitos associados ao pensamento enxuto, buscando demonstrar a capacidade de obter as reduções de desperdícios e custos. Pela minha constatação, a maioria das empresas obteve considerável ganho de produtividade nos últimos anos por meio da otimização de seus processos, e reestruturações diversas.As atuais condições de mercado, e o cenário mundial, levam as empresas a procurarem novas formas de organização a tornar o sistema enxuto livre de desperdícios, originados pelos processos mal definidos, ou incorporados por vícios de trabalho, e que permitirão a empresa tornar-se mais capacitada em beneficiar a si própria, e ao cliente. Com essa premissa, gerenciar as atividades de desenvolvimento de produtos tecnológicos é essencial para que se possa atualizar tecnologia e simultaneamente analisar riscos, tornando os produtos mais competitivos no mercado.
ResponderExcluirATT;
RODRIGO OLIVEIRA DE ALMEIDA
O Gerenciamento estratégico está diretamente relacionado com o pensamento enxuto, tendo em vista aos conceitos e diretrizes que são imprescindíveis para a organização, focando nas informações supracitadas vemos a importância da COMUNICAÇÃO, a parti de outros artigos vemos que a mesma é muito importante, entretanto o que está sendo comunicado deve ser verídico, haja vista que informação é "poder". Realizando o filtro e a vericidade das informações com o objetivo de sanar a movimentação desenecessária, espera, retrabalho, subutlização entre outros. Salientando a importância da comunicação através de rede social, promovendo grandes benefícios e vantagens na sua utilização correta.
ResponderExcluirATT;
LEONARDO ROCHA DE SOUZA LIMA
Com base no texto acima, podemos dizer que, uma boa comunicação é fundamental para o sucesso. Portanto, os profissionais não devem ter medo de expor suas ideias, apenas devem estar atentos para falar de forma a serem compreendidos, ou seja, de maneira objetiva e clara. Considerando que o processo de comunicação somente é bem-sucedido quando o destinatário recebe, compreende e interpreta a mensagem, considerar as características do público-alvo é essencial para o sucesso dessa ferramenta. Nesse sentido, o processo de comunicação deve ter como foco o perfil dos colaboradores da organização em questão.
ResponderExcluirATT;
PRICILA CONCEIÇÃO DOS SANTOS