quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015
O TRIANGULO DO CLIENTE E GESTÃO ESTRATÉGICA
Em todas as decisoes e escolhas de compra, todas as pessoas são orientadas a fazer a selecao de acordo com tres critérios, que é conhecido como triangulo do cliente. Em cada vertice do triangulo, encontra-se: Qualidade, Entrega e Tempo. A Qualidade está vinculada ao cumprimento da função que um produto ou serviço oferece. Se a funçao é cumprida, existe a qualidade. Este é o criterio mais relevante, pois se não há qualidade, os outros dois criterios são insignificantes. A Entrega representa o quão disponivel um produto está, e qual a sua tolerancia de espera por esse produto ou serviço. O custo é a escolha que muitas vezes representa o criterio de desempate, pois se existem dois produtos e serviços com as mesmas condicoes de qualidade e entrega, o custo será o elemento de decisão.
Neste sentido, as organizacoes necessitam entender que para ser competitivo, é necessário criar estratégias e táticas para manter o triangulo em evidencia - pois o triangulo, como uma estrutura rígida e poligono com menor numero de lados, tem um poder enorme de sustentar a estrutura de uma organização. E voce, em sua opinião, quais estratégias e táticas para manter o triangulo do cliente sempre rigido e equilátero ?
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Neste mundo cada vez mais competitivo os três pilares são essenciais, portando os dois pilares (Entrega e Custo) é mais complexo. O pilar qualidade é menos complexo pela seguinte justificativa, temos que atender as normas e pré requisitos dos clientes.
ResponderExcluirJá o Tempo de entrega dependemos as vezes de terceiros e das variações do mercado externo, fazendo com quê o produto não chegue a tempo, assim perdendo em qualidade de entrega do produto.
Na minha opinião seria montar a organização nas proximidades dos centros de distribuições, tendo uma boa logística tanto em recebimentos das matérias primas para a confecção do produto e um bom escoamento do seu produto final. Assim diminuiremos o tempo de entrega e redução do custo do produto.
Na verdade a qualidade não é o menos complexo, todos os pilares sao importantes, e a depender do tipo de serviço e produto envolvido, a qualidade poderá ser o mais importante. Gostei do argumento sobre a questão da localização como elemento estratégico numa organização. Bom !
ExcluirCom o advento da globalização, há a necessidade de tornar os produtos ou serviços cada vez mais em alta, buscando aumentar o tamanho da fatia do mercado, ou seja, maximização dos lucros é o que toda organização deseja.
ResponderExcluirNa minha opinião as estratégicas e táticas devem serem voltadas na satisfação dos clientes, com produtos de qualidade e inovação que é um grande diferencial das demais empresas. Para isso, é necessário mudar comportamentos do tipo " reduzir desperdícios" com foco no desenvolvimento sustentável e "produção mais limpa" utlilizando na menor quantidade as matérias primas, principalmente as não renováveis. Com isso as organizações pode-se manter nesse mercado super competitivo para que se mantenha viva e em ascensão.
Muito bem Categoria.....
ExcluirGostei ! Inovar e ser diferenciado e é buscar ser lean, enxuto, produzir de forma limpa, se importar com o meio ambiente.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO mercado vem se modificando constantemente, diariamente surgem novos concorrentes. Ai surgem algumas questões "Como se destacar dos demais?", "Como se manter no mercado?". Logo se faz necessário inovar, pois através da inovação é possível de destacar dos concorrentes e através disso se manter no mercado. Temos uma grande ferramenta que nos auxiliar é o Ciclo de Vantagem Competitiva, observando a pirâmide do cliente é possível notar é fundamental cumprir os três (Qualidade, Entrega, e Acessibilidade), mas que também atualmente já não é suficiente para fidelizar e atrair mais clientes, é necessário ter um diferencial, é a ai que se encaixa a necessidade constante de ininovar.
ResponderExcluirIsto mesmo, importante é ter vantagem competitiva e buscar cada vez mais fidelizar e atrair clientes.
ExcluirO mercado vem se modificando constantemente, diariamente surgem novos concorrentes. Ai surgem algumas questões "Como se destacar dos demais?", "Como se manter no mercado?". Logo se faz necessário inovar, pois através da inovação é possível de destacar dos concorrentes e através disso se manter no mercado. Temos uma grande ferramenta que nos auxiliar é o Ciclo de Vantagem Competitiva, observando a pirâmide do cliente é possível notar é fundamental cumprir os três (Qualidade, Entrega, e Acessibilidade), mas que também atualmente já não é suficiente para fidelizar e atrair mais clientes, é necessário ter um diferencial, é a ai que se encaixa a necessidade constante de ininovar.
ResponderExcluirVivemos em mundo na qual o consumo está crescendo constantemente com o passar dos anos, com isso, fazendo com que produtos diversificados venham ser lançados de uma forma extraordinária. Empresas estão simplesmente se tornando um tipo de "xerox", pois, as tentativas de passar o adversário é incontável. Pensando na grande quantidade de produtos que estão nas "vitrines", não podemos esquecer da exigência do consumidor, pois a cada dia que passa o consumidor se torna mais exigente em relação a alguns aspectos, que por sinal o Triângulo do Cliente se encaixa perfeitamente: Qualidade, Custo e Tempo,três quesitos bem complexos quando se trata de "comprar". Por isso, o marketing, comprometimento e inovação para com o cliente tem que ser elevadíssimo, pois, é justamente essas estratégias que fazem com o que o cliente simplesmente sai do local de compra com o "Cartão Fidelidade".
ResponderExcluirGostei do termo " xerox" ! Parabéns, otima construção de argumento !
ExcluirCom o mercado competitivo as empresas devem ser está na frente nos quesitos Qualidade, Custo e Entrega. O Benchmarkin deve ser utilizado para análise e aplicações de ferramentas do concorrente. É importante atender as solicitações do cliente da melhor forma e, buscar sempre inovar para maior destaque no mercado e assim conseguir o equilíbrio para sustentar a estrura da organização.
ResponderExcluirMuito bom ! Buscar Inovar sempre !!!
ExcluirCom o passar do tempo, o mercado passa a ditar outras necessidades dos clientes. E com isso é preciso que a organização se adapte para atender as mesmas. E a inovação é a chave para que isso aconteça, pois ela vai dar suporte para o aperfeiçoamento da pirâmide do cliente. Ou seja, através da inovação a empresa irá se manter competitiva, pois o tempo será otimizado (em relação aos concorrentes que não buscaram essa atualização), a qualidade vai ser sempre atendida, e tudo isso com um custo competitivo.
ResponderExcluirCusto competitivo,inovação, boa argumentação !
ExcluirCom o objetivo de manter o produto ou serviço sempre competitivo no mercado, onde cada vez mais surge um número maior de concorrentes, inovar é sempre preciso a inovação total ou parcial deixa a empresa em condições de vantagens diante da concorrência, como também agrega novo valor ao produto.
ResponderExcluirMais somente ser criativo não é o bastante, deve ter aceitação no mercado, daí a importância da inovação considerando o triangulo do cliente onde a qualidade exerce um fator crucial no produto.
Bom !
ExcluirAlessia de Jesus Silva:
ResponderExcluirEm minha opinião, mais do que a necessidade, é o serviço diferenciado que motiva o cliente a comprar um produto. É um atendimento de qualidade que irá lhe colocar em uma posição de destaque em relação à concorrência.
Independente do ramo de atuação, os clientes não se contentam apenas com um produto de qualidade oferecido pelas empresas. Essa é uma responsabilidade básica que os gestores devem ter. O principal desafio é ir além das expectativas do cliente.
O que fideliza o cliente e o faz comprar o seu produto é o serviço prestado que acaba por agregar valores à sua marca. Quando falo em serviço diferenciado incluo um atendimento de qualidade, com uma equipe bem preparada, que entende o seu o negócio e trata os clientes com cordialidade e educação.
Mas quando me refiro a serviço, é interessante que tenhamos a percepção de que independente do produto, sempre que vendemos algo, estamos prestando um serviço. E onde existe um serviço, existe uma relação entre pessoas.
E é exatamente nessa hora que devemos nos destacar. É no momento do atendimento que o serviço deve ser bem prestado para que o cliente tenha uma boa percepção do seu negócio.
Sendo assim, o serviço muitas vezes é algo subjetivo, que não se materializa, por isso, é fundamental identificar qual o perfil do seu cliente, quais são as suas expectativas, para assim ir além do que se espera e surpreender positivamente e com isso, fazer com que o seu produto seja sempre a primeira opção de compra.
Diferenciação sem duvida é necessário, para obter fidelização. A relação se torna forte, conforme argumentou. Muito bom comentário !!!
ExcluirNo mundo globalizado e competitivo que vivemos é necessário manter firme os três pilares, qualidade, prazo e custo para se manter no mercado. Porém ao meu modo de ver só isso já não basta mais. São muitos concorrentes tanto tratando-se de pessoas, quanto produtos. Para que se possa manter o triangulo do cliente em evidência, é necessário inovar. Buscar inovar para que se tenha um diferencial perante a concorrência.
ResponderExcluirVerdade Tarcisio, nao basta ter somente Q, C e P. Inovar e ser competitivo perante a concorrencia.
ExcluirCom o crescimento cada vez maior da população e o passar dos anos, as necessidades podem aumentar e até mudar de acordo com o ambiente obrigando as organizações a investir na inovação, pensar em novas técnicas ou aprimorar as já existentes e investir em pesquisas tecnológicas e de mercado para saber o que há de novo e as novas tendências, sendo assim é importante conhecer os pontos fortes dos recursos e competências já existentes para utilizar ao máximo o seu potencial abrindo assim uma grande vantagem competitiva.
ResponderExcluirSempre de olho nas necessidades do cliente e estando de acordo com o que ele considera como valor, com isso chegamos à conclusão que a pirâmide do cliente é um forte indicador da capacidade de atender determinado cliente pois devemos considerar a qualidade como fator primordial no atendimento às suas expectativas, pois quando atendemos a critérios pré estabelecidos por ele, fidelizamos esse cliente e se torna mais fácil gerenciar os custos outro importante pilar deste triângulo pois produzir mais com bem menos é o que todos querem, e o tempo certo de entregar é outro fator essencial que se deve levar em consideração sempre dispondo de um serviço de logística eficiente e consciente de sua responsabilidade perante o mercado.
Show ! Pesquisar, Inovar, Melhorar, e observar o valor que o cliente dá aos nossos produtos e serviços.
ExcluirPara continuar competitivo no mercado é necessário esta inovando e buscando formas de satisfazer o cliente. Buscar produtos diferenciados seria uma das estratégias para sair na frente desse mercado competitivo.
ResponderExcluirQuando entendemos o que nosso cliente precisa se torna mais fácil atender suas necessidades, ou seja precisamos investir em capacitação para entender o cliente.
Precisamos também saber qual público vamos atender ou que público queremos alcançar para melhor satisfaze-lo e assim manter o triângulo em evidencia.
Muito bom ! Produtos diferenciados, saber quem é o público faz entender a necessidade e manter o triangulo Q, C e E em equilibrio
ExcluirToda empresa que deseja crescer e se destacar precisa se diferenciar. Inovar deve estar permanentemente nos planos da empresa. A introdução de uma inovação permite que a empresa obtenha uma vantagem competitiva significativa. Inovar gera vantagens competitivas a médio e longo prazo, tornando-se essencial para a sustentabilidade das empresas no futuro.
ResponderExcluirVantagem competitiva. Isto é importante !
ExcluirDiante do cenário atual da economia capitalista mundial, concluímos que é necessária a aplicabilidade de um ciclo de inovações, evitando assim uma constante do produto de objetivo e despertando assiduamente o desejo de consumo do cliente.
ResponderExcluirTomando como exemplo a moda, saliento que uma inovação que foi gerada hoje, pode ser usada como base para uma inovação que poderá ser utilizada daqui a 20 anos, deixando de lado a constante do produto, que permanecerá sempre em uma crescente.
CORRETO PEDRO, INOVAR É A PALAVRA !
ExcluirEdvan Campelo 09/03/2015
ResponderExcluirSe manter de pé no mercado competitivo hoje, não é tarefa fácil, tanto para empresa de grande ou pequeno porte, pois vivemos em um mundo globalizado onde variações é constante . Clientes cada vez mais exigentes, tornando as organizações mais inovadoras e com um potencial de equilíbrio para atender essa demanda e satisfazer as expectativas do cliente.
Bom !
ExcluirNa minha opinião estes critérios estão cada vez menos distintos do ponto de vista dos consumidores. Considerando o fácil e rápido acesso a informação os produtos estão mais competitivos e como clientes pensamos quase que simultaneamente nos três aspectos pois a diferença entre os produtos que encontramos é muitas vezes sutil. No entanto como companhia, acredito que para sustentar este triangulo é preciso investir em inovação, utilizar os recursos disponíveis para adequar os produtos aquilo que o mercado procura (qualidade). Além disso, ser eficiente é fundamental para garantir disponibilidade dos produtos no mercado ao tempo que os clientes exigem (tempo) e na utilização de recursos, reduzindo os desperdícios e focando no que agrega valor aos consumidores (custo).
ResponderExcluirDe acordo Jaime. A maioria dos produtos possuem diferencas discretas e o que faz atrair a atenção de potenciais clientes é a diferenciação e benefício que o produto/serviço possa oferecer. Essa diferenciação pode acontecer em um dos tres pilares, qualidade, custo ou entrega, e ainda pode ocorrer nos tres simultaneamente. Muito Boa Argumentação, Parabéns !!!
ExcluirInovação significa: Novidade ou renovação. De acordo com Christopher Freeman, Inovação é o processo que inclui as atividades técnicas, conceção, desenvolvimento, gestão e que resulta na comercialização de novos (ou melhorados) produtos, ou na primeira utilização de novos (ou melhorados) processos. Sem dúvida é preciso inovação para que uma empresa seja competitiva e consiga manter-se no mercado cada vez mais globalizado e tecnológico. A qualidade dos produtos é, e sempre vai ser o melhor caminho para Empresa agradar os seus clientes, atendendo suas necessidades, afim de fidelizá-los. Com relação ao Triangulo, todos os vértices são importantes, Entrega e Tempo, mas temos que ter Qualidade em todos, por isso em minha opinião a Qualidade é um fator imprescindível em todas as organizações.
ResponderExcluirParabéns, ótima construção de argumento. A qualidade sem dúvida é um pilar importantíssimo !!!
ExcluirJackson da Silva Santos
ResponderExcluirSe prestarmos atenção no mercado, todo dia tem uma coisa nova, isso se chama inovação. Então se eu quero um resultado diferente, eu tenho que fazer coisas novas. O mundo gira em torno de inovação, isto é ideal para sobrevivência no mundo globalizado de hoje.
Levando em consideração os pontos principais para satisfação do cliente que são : Qualidade, tempo e custo.
Ressaltando que com a qualidade sabemos que o cliente irá comprar mais vezes, o tempo não podemos deixar o cliente esperar, pois a concorrência é grande e o custo deixaremos o cliente satisfeito e com possibilidade de comprar mais vezes. Que é principal objetivo para se manter vivo no mercado hoje.
Sim, coisas novas, chamam a atenção e isto pode ser positivo.
ExcluirDiego Arthur
ResponderExcluirO grande diferencial estratégico que uma empresa de serviços pode obter é, sem dúvida, investir na administração do conhecimento. De posse do conhecimento, a empresa pode usar a informação e a tecnologia adequada para conquistar o mercado. Com experiência e o conhecimento, a empresa pode ter uma janela aberta para saber o que funciona na ciência e na arte de atender o cliente. Como investir em conhecimento? Investir em conhecimento significa levantar informações que assegurem uma melhor tomada de decisão. Ou seja, por meio de pesquisas, é possível determinar o que o cliente quer e o que ele espera, como percebe o serviço, uma vez estabelecido o valor do cliente, é possível estabelecer uma estratégia em cima do que realmente tem significado e importância para esse cliente. O cliente é o coração para uma organização que visa manter sempre um bom atendimento e para que um cliente de serviços seja bem atendido é preciso que as pessoas que trabalham na empresa estejam direcionadas aos objetivos do atendimento a serem alcançados e, também, que os sistemas operacionais estejam direcionados para esse fim. Pois não basta atender bem, é preciso proporcionar ao cliente um serviço de valor.
Muito Bom comentário. Serviço e valor ao cliente, isto é fundamental !!!!
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