segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Manufatura Integrada - Principios do "Pensamento Lean"

A Manufatura enxuta tem sido uma prática amplamente aplicada e com resultado efetivo e sustentável. Por focar no valor agregado, este processo baseia-se em criar uma sistemática para a melhoria continua. A industria automotiva foi um grande impulsionador da manufatura enxuta. A primeira grande "sacada" para a o uso suficiente de recursos (principal chamada do Lean Manufacturing - menos melhor!) foi o JIT (Just In Time). Mas existem muitas organizações que ainda produzem para estocar e isso não necessariamente é errado! É o conhecido JIC (Just In Case) system. Muitas organizações pelo tipo de produto requer produzir para estocar. Mas isso não quer dizer que esta organização não combata desperdicios, ou seja, não deixe de cuidar dos 7+1 grandes desperdicios conhecidos. De certo, a manufatura enxuta tem tido um grande sucesso na produção, sendo atualmente utilizado em diversos seguimentos, tais quais: desenvolvimento de software, saude, industrias de construçao civil, servicos financeiros. Existem 5 principais elementos do "Pensamento Lean", que são: 1 - Valor (representa o que o cliente quer) 2 - Fluxo de Valor (representa como aquilo que o cliente quer está sendo representado nas etapas do processo) 3 - Fluxo (processo sem interrupção, fluindo naturalmente, com fluxo continuo) 4 - Puxar (executando aquilo que é necessário) 5 - Perfeição (aprimorar cada vez mais, sempre e continuamente) A principal saída esperada pela aplicação destes principios é reduçao de desperdicios. Neste sentido a Manufatura Integrada (pela aplicaçao de CIM - Computer Integrated Manufaturing) tem sido necessário para eliminar os desperdicios, aumentar a produtividade e melhorar o fluxo e qualidade. Ao juntar os sistemas de apoio a produçao (computadorizados) às instalaçoes (automatização) é possivel ter poder de resposta instantânea e rápidas ações, alinhado totalmente com os principios de manufatura enxuta e o pensamento lean. Existem diversos exemplos, como a manufatura integrada tem colaborado para a firmação dos principios da manufatura enxuta ?

67 comentários:

  1. No meu entender a manufatura enxuta nasce da necessidade de ter aumento ou estabilidade nos lucros através da redução de esperdícios.
    Para tanto grandes e pequenas empresas tem se organizado de forma compacta adotando procedimentos inovadores e tecnologia de ponta
    Faz-se preciso ressaltar, que ter maquinários de ultima geração, bem como os melhores profissionais do mercado se a organização não buscar uma melhoria continua, em seus procedimentos de fabricação. Como foiu dito pelo consultor de empresa Waldez Luiz Ludving em entrevista ao Sem censura (programa da TV E). “não adianta de o melhor maquinário do mundo se não tiver profissionais bem treinados. Por que inovação não vem de maquinas e sim de gente”.
    Para se obter uma melhor eficacia na implantação de uma politica de manufatura enxuta como em todo projeto é preciso o envolvimento de toda a organização os lideres devem estar prontos para fazer cortes de despesas, quando necessário, buscarem uma melhoria continua não so na linha de produção e se em todas as áreas desde o comercial perpassando pelo administrativo ate a distribuição ao consumidor final.


    ResponderExcluir
  2. A manufatura enxuta surge no Japão a partir da necessidade de redução dos desperdícios e consequentemente no aumento da qualidade, competitividade e produtividade da indústria japonesa em relação à americana. Visando aprimorar os processos e obter resultados melhores a indústria japonesa investe na redução do desperdício, estoque, das quebras e falhas (em todo o processo) e na reestruturação dos layouts com a identificação das atividades que agregam, para o cliente, valor ao produto final. A manufatura integrada visa à sinergia entre os layouts do ambiente fabril com o objetivo de gerar produtos com maior confiabilidade e segurança atendendo, dessa forma, dois requisitos básicos da qualidade total, sistemas como o CAE, CIM, CAD, entre outros contribuem para a melhoria contínua do processo de integração entre o projeto, a produção e logística do produto agregando valor para o cliente e tornando a indústria mais competitiva no mercado.
    Ao unir os requisitos de ambos os sistemas de manufatura (enxuta e integrada) há uma considerável reestruturação do processo de manufatura da indústria conferindo maior confiabilidade, segurança e qualidade aos produtos. Quando se tem um sistema com tempo de resposta eficiente e eficaz, cujos dados e informações são interpretados de forma correta, a equipe de profissionais que trabalha na indústria consegue produzir produtos alinhados com a necessidade do cliente promovendo, dessa forma, a continuidade e competitividade da organização no mercado.

    Renan Lima de Sousa.

    ResponderExcluir
  3. Atualmente, devido aos grandes avanços tecnológicos e alterações nas condições de mercado que hoje é globalizado, agilidade é uma característica indispensável para as empresas que pretendem manter sua posição no mercado. A adequação às exigências do cliente, redução do tempo de colocação do produto no mercado, coordenação adequada dos seus processos de negócio e aumento da produtividade são premissas básicas para que as empresas se mantenham competitivas.
    Na busca por um aumento de produtividade, redução dos custos e aumento do lucro, as empresas têm dedicado grandes esforços na reestruturação e melhoria contínua dos seus processos de negócio. Ai entra a manufatura enxuta que além de eliminar desperdícios, busca a melhoria continua a busca pela perfeição. O sucesso de tais esforços depende, dentre outros fatores, da capacidade de se monitorar o processo em questão, fornecendo informações sobre o seu desempenho e mostrando, por exemplo, o impacto de eventuais mudanças, e a manufatura integrada é a grande aliada nesse processo, pois permite uma visão geral do processo em tempo real.
    Nas indústrias, o processo produtivo merece uma atenção especial, haja visto que o seu desempenho traz consequências representativas para a empresa de um modo geral. Neste caso, a melhoria contínua do processo produtivo depende da qualidade das informações sobre a produção, da capacidade de se identificar problemas e possíveis causas e, ainda, da habilidade de se reconhecer novas oportunidades de melhoria. Estas informações fornecidas pelos sistemas de manufatura integrada, desempenham não só um papel fundamental no processo de melhoria contínua, como também são indispensáveis para garantir a agilidade e flexibilidade da empresa, mais especificamente do ambiente produtivo, a fim de atender às exigências do mercado, cada vez mais severas, auxiliando na tomada de decisões mais acertadas.

    Laisa Costa Conceição

    ResponderExcluir
  4. A Manufatura integrada surgiu nas organizações para fazer o produto fluir através do processo, sem interrupções, em um sistema puxado pela demanda onde todos estejam envolvidos em uma cultura de melhoria contínua; eliminar desperdícios entre a entrada do pedido e o pagamento pelo Cliente. Com isso a manufatura integrada ajuda as organizações evitarem desperdícios. Alguns tipos de desperdícios como: superprodução, tempo de espera, Transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos. Esses desperdícios quando eliminados melhoram o tempo e custo de produção.
    A principal razão pelas quais as empresas de manufatura adotam esta estratégia é porque o customer lead time é menor que o manufacturing lead time.

    CLAUDIO ALEX SANTOS PEREIRA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como a manufatura integrada ajuda a combater desperdicios ? Como o Costumer lead time é menor que manufacturing lead time ? Poderia dar exemplos ?

      Excluir
  5. Deuzanira Soares

    O foco principal da manufatura Enxuta é a diminuição do lead time e a criação de uma sistemática para uma melhoria continua na transformação, sendo necessária a eliminação de todo o tipo de desperdício existente nos processos, através da maximização da produtividade e efetividade dos processos já existentes. É uma forma de especificar valor, visando a melhor sequência na realização das atividades sem interrupção de forma cada vez mais eficaz. A Revolução Industrial significou um grande avanço no processo de produção e transformação de bens. O trabalho que era exclusivamente manual foi substituído pelo uso de máquinas, resultando na produção de maior quantidade de produtos em tempo menor em atender as necessidades dos clientes exatamente como eles desejam e no tempo certo. Além das máquinas, a manufatura passou a caracterizar-se pela utilização do trabalho por etapas e especializado, onde cada trabalhador executa uma ação. O modo de produção enxuta visa uma manufatura flexível, estoques baixos, eliminação de desperdícios por todo o processo, redução de quebras e falhas, layouts enxutos e identificação das atividades que agregam valor ao produto, oferecendo os produtos que os clientes querem, no momento que eles precisam, com preços que estão dispostos a pagar, com custos menores, alta qualidade, baixos lead times e garantindo maior rentabilidade para negócio.

    Deuzanira Soares

    ResponderExcluir
  6. Os dois sistemas tem como principal objetivo eliminar o desperdício e aumentar a produtividade. Na manufatura enxuta utiliza os recursos de forma suficiente, abordando sistemáticas para identificar e eliminar as perdas através de melhoria continua desde a concepção do produto até entrega ao cliente, sempre analisando a cadeia de valor.
    A manufatura integrada é uma importante ferramenta, pois utiliza mecanismo de informação computacionais e automatizadas possibilitando que as mesmas possam ser compartilhadas de forma rápida, confiável, em tempo real e com grande flexibilidade pois existe a integração entre a automação, informação e a tecnologia de produção flexível e avançada visando obter uma otimização no processo compreendendo as pessoas, máquinas de acordo com os objetivos do negócio.

    ResponderExcluir
  7. Os desafios da manufatura são: escoar a produção por meio dos processos, sem gargalos, reduzir desperdícios e inovar, agregando valor aos seus produtos e consequentemente para seus clientes. É nesse cenário que a manufatura integrada tem feito a diferença, alavancando os resultados das companhias dos mais diversos setores. Conforme pude entender nas aulas e também na explicação do texto acima, os conceitos da manufatura integrada foram desenvolvidos para auxiliar na superação dos desafios do dia a dia (que diga-se de passagem, são muitos) indicando que ponto do processo deve ser tratado prioritariamente e como fazê-lo. É nesse cenário que surge o CIM (Computer Integrated Manufaturing). Conforme pôde ser visto também na sala de aula, é possível monitorar todo e qualquer gargalo de seus processos de qualquer lugar a qualquer hora, quase que full time. A manufatura integrada tem sido um divisor de águas na indústria moderna proporcionando rapidez na tomada de decisão, atuando diretamente em outro desafio não mencionado acima: o tempo, já que todos sabemos, tempo é dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No século XX houve as principais mudanças referente a manufatura integrada isso porque nesse período as principais mudanças na produção tinha como finalidade atender as necessidades das guerras.
      Nesse momento o conceito de manufatura integrada é colocada em prática visto que produzir em grandes quantidades em um menor custo e tempo era obrigações estratégicas. O século XXI é marcado pela competição entre mercados emergentes querendo ganhar espaço no comercio mundial, nesse momento a manufatura integrada e enxuta torna-se uma ferramenta com amplos poderes na produção, ou seja, o custo dessa produção tem quer ser cada vez menor para se ganhar mais oportunidades de crescimento, nesse momento as grandes empresas começam a investir em novas tecnologias afim de sanar esses gargalos.
      José Nascimento

      Excluir
    2. Como essas novas tecnologias podem sanar os gargalos ? Quais mecanismos de MI podemos citar ?

      Excluir
  8. Desde tempos remotos a humanidade tem como principio a busca da melhoria continua e no desenvolvimento das suas atividades. A busca por esse ideal foi um dos fatores que gerou na mudança radical nos sistemas de produção das organizações espalhadas nos 4 cantos dos continentes. Assim surgiu a abordagem denominada de LEAN ou Enxuta sendo divulgada pela Toyota com a ideologia de planejamento e controle das suas operações. Na era da modernidade ser competitivo é possuir um diferencial, e a abordagem Enxuta é um pré-requisito fundamental para competir com os concorrentes em um cenário cada vez mais dinâmico e global.
    As empresas na caminhada do mercado sempre gastaram esforço e energia para agrega algum valor para o cliente final. Nesse sentido a abordagem LEAN ou Enxuta tem como foco eliminar o desperdício onde quer que ele possa ser encontrado. Por meio de uma definição clara de valor a partir da perspectiva do cliente, todas as atividades que não agregam valor podem ser identificadas e eliminadas, auxiliando as empresas a usarem menos mão-de-obra, menos equipamentos e menos espaço físico. A redução de custos deve ser entendida apenas como uma consequência do processo e não a finalidade primária, uma vez que o objetivo final é a criação de valor para o cliente.
    Portanto, a abordagem LEAN ou Enxuta disponibiliza ao cliente o que ele deseja, quando ele quiser, ao preço mais baixo possível e com a mais alta qualidade. A tarefa é árdua, mas as evidencias são garantidas as empresas que acreditarem e implantar as técnicas de forma planejada.
    Lívia Araújo

    ResponderExcluir
  9. Com o avanço tecnológico as indústrias se desenvolveram no contexto global, requerendo do mercado prazo, quantidade e qualidade dos produtos e serviços oferecidos, tornando o desafio das organizações a sobrevivência, aliado a competitividade gerando um cenário constante de mudanças, forçando as organizações a desenvolverem sistemas produtivos eficientes. Diante desta exigência foi criado pela Toyota o conceito de Lean manufacturing ou Manufatura Enxuta. O princípio básico desta filosofia é combinar novas técnicas gerenciais com máquinas cada vez mais sofisticadas para produzir mais com menos recursos e menos mão de obra.
    O objetivo estratégico de qualquer empresa é o seu sucesso, e o sucesso dependem da satisfação dos clientes, que por sua vez estão relacionados ao valor realmente agregado aos produtos ou serviços gerados. O conceito de Lean manufacturing ou Manufatura Enxuta resume-se na significativa de eliminar todas as formas de desperdícios. O desperdício pode ser definido como qualquer atividade que não agregue valor. Dois mecanismos simples são usados em aprimoramento enxuto. Um é chamado de os sete tipos de desperdício onde se preocupa em identificar desperdício como o primeiro passo no sentido de eliminá-lo. O outro mecanismo chama-se os 5s representa um conjunto simples de regras para reduzir desperdício.
    O conceito de Lean manufacturing ou Manufatura Enxuta tem a habilidade de tornar o negócio mais competitivo, reduzindo custos, mas também provendo um impacto significativo nas linhas de produção afetando de maneira qualitativa a qualidade, os prazos e os custos de produtos, assim atendendo as expectativas dos clientes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa explicação sobre Lean Manufacturing, mas e quais as relações com a manufatura integrada ?

      Excluir
  10. No processo de evolução da industrial e com a concorrência a cada dia mais voraz e o crescimento populacional , as empresas viram a necessidade de alguma forma minimizar os seus custos e assim garantir uma liderança no mercado, pois no quesito qualidade a grande maioria já se encaixava nessas exigências desse mercado. Sendo assim a manufatura enxuta vem ser nesse questão um diferencial competitivo de grande avalia, e com a integração do computador na manufatura se dá uma nova roupagem,integrando o computador e automatização muda de forma impar a questão da produção em massa , só vista antes quando Ford implementou a primeira linha de produção em massa .
    E nessa relação Lean ou Enxuta vem ser algo importante para as empresas que querem ser competitivas no mundo capitalista.


    Leonardo Galdino Monteiro

    ResponderExcluir
  11. A evolução dos meios de produção tem melhorado e muito o desempenho das empresas. Com o passar dos tempos a busca por soluções inovadoras tem sido um fator determinante para concorrência entre as empresas, visto que conforme seu investimento em tecnologia e automação, sua capacidade de sobrevivência é bem mais rentável.
    A manufatura enxuta vem ajudando as grandes organizações na melhoria dos processos de produção, diminuindo os custos com desperdícios que antes não eram observados, ou até mesmos cuidados com fatores essenciais e que sendo trabalhados poderiam diminuir os custos e buscar mudanças tanto na produção quanto na disponibilidade de entrega para o cliente. A indústria automobilística representa muito para a economia de um país, afinal de contas ela traz consigo uma variedade de empresas para integração em seu processo produtivo, o que aumenta os índices econômicos do país / região.
    O desenvolvimento de tecnologias que diminuam os desperdícios deve ser adotado nas empresas a fim de melhorar os seus índices tanto na produção como na economia em geral, mantendo a sua marca forte no mercado por mostrar bons meios de produção com baixos custos.

    Marcelo de Jesus

    ResponderExcluir
  12. FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CIMATEC
    MBA EXECUTIVO EM LOGÍSTICA E GESTÃO DA PRODUÇÃO

    AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA MANUFATURA INTEGRADA
    Alvimara G. De Lima.
    Questão 1:
    A Produção Enxuta estratégia também conhecida como TPS (Toyota Production System ou em português – Sistema Toyota de Produção), é uma filosofia produtiva fundamentalmente empregada com a finalidade de eliminar ou minimizar atividades que não incrementam valor ao produto final. Um conjunto de princípios, práticas e ferramentas empregadas para criar um valor preciso ao consumidor – sendo estes um produto ou serviço com melhor qualidade e poucos defeitos – com menos esforços humanos, menos espaço, menos capital e menos tempo do que os sistemas tradicionais de produção em massa.
    Combinada com as ferramentas da Manufatura Integrada por Computador ou Computer Integrated Manufacturing (CIM), que consiste em um sistema computacional de integração das operações de fabricação, que tem intuito de facilitar a transferência de informação das áreas de produtivas, a produção enxuta possibilita resultados que promovem a competitividade e manutenção das empresas em seus mercados de maneira sustentável com altos padrões de qualidade e satisfação de seus clientes.

    ResponderExcluir
  13. A manufatura enxuta visa reduzir, até eliminar, os desperdícios gerados nas operações das organizações, não apenas no ramo da produção. Este conceito engloba a manufatura integrada por meio computadorizado (com o sistema CIM, por exemplo) e uma mudança profunda na cultura das organizações, tornando a participação da atividade humana um grande requisito para o sucesso. Com este pensamento “lean”, busca-se a resposta rápida e flexível para as oscilações na necessidade e exigências do mercado consumidor e a redução da quantidade de produtos e matérias-primas nos processos. Desta forma, ocorre uma maior circulação de capital e produção mais eficiente.
    Pode-se resumir o pensamento lean na seguinte filosofia: fazer mais com menos, atendendo às vontades do cliente. E para isso, utiliza-se metodologias como JIT, Kaban, Kaizen 6 sigma e 5S. Desta forma, para atender às necessidades da manufatura enxuta, o sistema CIM foi desenvolvido com o objetivo de envolver todas as etapas da produção, proporcionando também a interação desta com as engenharias, oferecendo maior flexibilidade e aceso à dados essenciais nos sistemas produtivos.

    Vanessa Aguirre Mendes

    ResponderExcluir
  14. No atual contexto para as organizações a competitividade tornou-se um diferencial e uma das ferramentas utilizadas para alcançar essa competitividade é a Lean Manufacturing ou produção enxuta cujo foco é a absoluta eliminação ou redução do desperdício. Para haver um melhor desempenho alia-se ao conceito do CIM-Computer Integrated Manufaturing ou manufatura integrada que combina novas técnicas gerenciais com maquinas cada vez mais sofisticadas para produzir mais com menos recurso a fim de obter uma qualidade e agilidade na produção e principalmente possibilitando um acompanhamento nos processos. As empresas que unem esses conceitos conseguem se destacar perante aos seus concorrentes e principalmente junto aos clientes. Pois essas teorias foram criadas pensando em como melhorar o desempenho dos processos de produção e do produto para melhor atender os clientes.

    ResponderExcluir
  15. No contexto contemporâneo a corrida para chegar na frente no mercado tem proporcionado as empresas buscar novas inovações. Foi com esse pensamento que cerda de 50 anos a Toyota criou a filosofia LEAN ou Enxuta e implantou no seu sistema de produção tendo como principais valores a eliminação de desperdícios, a criação de valor para os clientes e a melhoria continua de processos. O caminho para alcançar o sucesso é longo e árduo, porém é preciso construir por meio de inovações um desempenho diferenciado com resultados considerados.
    Ao longo dos anos a filosofia LEAN ou Enxuta ganhou força e avançou nas linhas de produções que reúne atividades vitais para qualquer empresa que queira assumir uma posição de vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes em qualquer segmento de atuação. A filosofia LEAN ou Enxuta inicialmente teve seu marco nas linhas de produções automotivas, mas esta sendo aplicados em outros segmentos devido a sua eficiência e eficácia. O principio essencial das operações enxutas significa mover-se na direção de eliminas os desperdícios de modo a desenvolver uma operação que é mais rápida, mais confiável, produzir mais produtos e serviços de mais qualidade, reduzindo custos.
    Diante dos aspectos abordados fica evidenciado a eficácia a aplicação da filosofia Lean Manufacturing ou Produção Enxuta na linha de produção de uma empresa. Portanto é uma filosofia de gerenciamento que procura otimizar a organização de forma a atender as necessidades do cliente no menor prazo possível, na mais alta qualidade e ao mais baixo custo, ao mesmo tempo em que aumenta a segurança e o moral de seus colaboradores, envolvendo e integrando não só manufatura, mas todas as partes da organização.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Bom Jesse, mas qual a relação da MI e a a evolução da manufatura enxuta ?

      Excluir
  16. A Manufatura Enxuta está intimamente relacionada com a Manufatura Integrada. Como a Manufatura Integrada visa à tomada de decisões com referência a um objetivo comum, todos tendo a visão do todo com fluxo continuo das atividades que agregam valor a empresa, com informações necessárias na hora certa e no lugar certo, a Manufatura Enxuta vem complementar a Manufatura Integrada otimizando os processos de modo a tornar a empresa altamente competitiva e com produtos de alta qualidade.
    Toda empresa precisa ter o foco no valor agregado e visar à melhoria continua. Para que isto seja alcançado, precisamos da Manufatura Integrada, uma vez que sem ela, não teremos as informações nem as ferramentas necessárias para alcançarmos a Manufatura Enxuta. Pois sem as devidas informações não é possível alcançar os 5 principais elementos do pensamento Lean:
    1- Valor – o que o cliente quer
    2- Fluxo de valor
    3- Fluxo – processo sem interrupção
    4- Puxar – executar o necessário
    5- Perfeição – Melhoria continua.
    Para que possamos alcançar estes 5 elementos é necessária uma grande integração de dados de produto, processo, produção etc, para que as decisões sejam ágeis e corretas. A Manufatura Integrada, portanto, é uma condição essencial para atingirmos os objetivos dos 5 principais elementos do pensamento Lean.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom, mas como a manufatura integrada contribui para a evolução a manufatura enxuta ?

      Excluir
  17. A Manufatura enxuta tem por principal objetivo criar uma sistemática para a melhoria cientifica e eliminar os desperdícios. Ela teve inicio nas fabricas automobilísticas e atualmente está sendo explorado em áreas como construção civil, serviço financeiro entre outros.
    O modo de produção enxuta trabalha com o estoque baixo e eliminação de desperdício é uma filosofia que está cada vez mais se tornando comum, pois visa atender as necessidades dos clientes exatamente como eles desejam e no tempo certo, como as empresas estão cada vez mais voltadas em atender as necessidades dos clientes esse numero só vem a crescer com o passar do tempo.
    Para eliminar os 7 tipos de erros existentes é necessário atacar três pontos que são eles:
    1-Pessoas-As pessoas tem que está envolvida em todo processo de produção.
    2-Qualidade- A perfeição na produção deve ser constante
    3-Quntidade- A quantidade produzida deve ser “puxada” ou seja produzir somente a quantidade necessária para atender o cliente.
    A partir do momento em que pessoas trabalham em busca da qualidade e produzir a quantidade necessária evitando o desperdício é possível se obter a manufatura enxuta, ou seja um processo que deve envolver a todos.

    Rosana Costa

    ResponderExcluir
  18. Alan de Jesus Mendes:

    1 - Acesse o blog “manufatura-enxuta” e faça um comentário de pelo menos 10 linhas, baseado no conteúdo explorado em sala. Faça a leitura do texto sobre manufatura enxuta, princípios do Pensamento Lean que está no blog e disserte sobre as relações com a manufatura integrada. (Vale 2,0)


    Entende-se a manufatura integrada como uma sistemática para a melhoria do processo produtivo, ou seja, a busca de vantagem competitiva através da otimização dos processos de produção. A manufatura enxuta visa administrar a manufatura de forma simples e eficiente, racionalizando o uso dos recursos de capital, equipamento e mão-de-obra, assim, combatendo os desperdícios e utilizando melhor os recursos disponíveis.

    A manufatura enxuta pode ser utilizada em todos os segmentos, desde a indústria de produção, transformação de bens comuns até mesmo na construção civil, onde há uma tendência muito grande de desperdício, tendo em vista o produto fim.

    A sistemática “enxuta” tem como premissas a especificação de valor, ou seja, é necessário oferecer, com precisão, valor aos clientes, de forma a atender as suas necessidades e expectativas e diante disso repensar a empresa como fazer para atender as necessidades do mercado. Verificar o fluxo de valor: é entender e atender o cliente desde a matéria-prima ao usuário final. A identificação e análise do fluxo de valor são passos fundamentais para eliminar atividades que não agregam valor ao produto segundo a ótica do cliente. Além das premissas acima é preciso também garantir o fluxo contínuo na produção de pequenos lotes, ou mesmo de lote unitário, para atender com rapidez a diversidade de produtos que os clientes exigem. Dessa forma a organização atendera as expectativas dos clientes, gerando fidelidade e notoriedade no cenário econômico, sustentável e ambiental.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a relação com a manufatura integrada ? Vale lembrar que a aplicacao de tecnologias de automacao e computacionais (CIM) garantem maior agilidade e rapidez nas respostas para tomar decisao, isto pode contribuir para eliminar desperdicios.

      Excluir
  19. Com o processo de globalização, o mercado mundial se tornou ainda mais competitivo, exigindo a redução de custos e a obtenção de melhores níveis de modernidade e qualidade, de modo a assegurarem sua sobrevivência e o seu crescimento. Neste mesmo cenário, a produção evoluiu muito e sempre apoiada em novas tecnologias, na automação e ultimamente, nos sistemas de informação.
    O desafio da sobrevivência das organizações, aliado à competitividade e à agilidade tecnológica, fez emergir novas técnicas gerenciais, as quais buscam manter as organizações em um cenário constante de mudanças, desenvolvendo sistemas administrativos eficientemente ágeis e suficientemente fortes para os padrões estabelecidos pela nova formação econômica da sociedade. Diante disso, escolheu-se o Lean Manufacturing (ou Manufatura Enxuta), sistema cujo foco é a absoluta eliminação ou redução do desperdício, este sistema envolve mudanças nas práticas de gestão de qualidade e gestão de operações utilizadas para melhorar e gerenciar os processos produtivos.
    Ao mesmo tempo percebe-se que essas ações devem ser aliadas à automação ou mecanização dos processos “artesanais” e manuais de produção e ao aumento da produtividade dos sistemas fabril; através do Computer-integrated manufacturing (CIM) ou Sistema Integrado de Manufatura.
    Basicamente Manufatura Integrada por Computador, pode ser definida como sendo a integração de todas as atividades envolvidas na manufatura, sendo elas: compra, venda, projeto, planejamento, administração, finanças e produção. Tal integração ocorre através de uma rede de comunicação e de um software gerenciador com a finalidade de melhorar a eficiência organizacional, pessoal e produtiva. É o responsável pela administração da execução, supervisão e controle das atividades nos diversos setores da empresa, tornando possível o interfaceamento desses setores de tal forma que possam estar perfeitamente integrados.
    Do ponto de vista ideal, O Lean Manufacturing ou Produção Enxuta e Computer-integrated manufacturing (CIM) ou Sistema Integrado de Manufatura, são filosofias de gerenciamentos que procuram otimizar a organização de forma a atender as necessidades do cliente no menor prazo possível, na mais alta qualidade e ao mais baixo custo, ao mesmo tempo em que aumenta a segurança e o moral de seus colaboradores, envolvendo e integrando não só manufatura, mas todas as partes da organização.

    ResponderExcluir
  20. A Manufatura enxuta, também conhecida como lean manufacturing, teve sua origem no Japão por volta dos anos 50, seu objetivo era o alinhamento da melhor seqüência possível de trabalho, agregando valor de forma eficaz nos produtos solicitados pelos clientes, oferecendo exatamente o que ele deseja, transformando da melhor maneira possível o desperdício em valor, oferecendo o mínimo de esforço, para se ter o máximo de serviço. Segundo Toledo (2002), o pensamento enxuto pode ser entendido como a forma de produzir cada vez mais com cada vez menos recursos e, ao mesmo tempo, aproximar-se dos clientes e oferecer aquilo que eles realmente almejam, tornando o trabalho mais satisfatório e oferecendo retorno imediato sobre os esforços da transformação do desperdício em valor. Nos dias de hoje muitas empresas tem buscado, trabalhar com o conceito de manufatura enxuta, investindo em maquinários, mão de obras especializadas, alem de eliminar o desperdício a manufatura enxuta, busca a melhoria continua pela perfeição.

    Luis Alberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E em relação a manufatura integrada, o que podemos dizer ?

      Excluir
  21. A manufatura integrada está relacionada à agregação de valor a produtos (matéria prima). No processo produtivo existem várias atividades sendo que no mesmo, existem as atividades que agregam valor, as atividades que dão suporte as que agregam valor e as atividades que não agregam valor. O Pensamento Lean é uma maneira de se pensar a melhoria e a reorganização de um ambiente produtivo. Através da implantação deste e seguindo a identificação do valor o qual é determinado pelos clientes desenvolve-se a capacidade de identificar e eliminar os desperdícios. Os desperdícios estão ligados as atividades que não agregam valor dentro do processo produtivo. A partir deste processo contínuo de melhorias busca-se o alavancamento da posição competitiva de determinada empresa, atribuído a fatores como a velocidade no atendimento aos clientes, a flexibilidade para se ajustar aos seus desejos específicos, a qualidade e o preço do produto ou serviço ofertado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para integrar a manufatura é importante relacionar as instalações e os sistemas de apoio a produção, por meio de tecnologias de automação e computação (CIM).

      Excluir
  22. Ednaldo dos Santos Rodrigues Filho
    Avaliação Manufatura Integrada

    A filosofia conceitual e operacional utilizada pela manufatura enxuta de: Eliminar desperdícios, trabalhar com estoques baixos, reduzir as quebras e falhas na produção, ter layout enxutos, agregar valor aos produtos cada vez mais, tem sido a busca das empresa para atender às necessidades do cliente naquilo que desejam e esperam no tempo certo JIT, sem deixar de lado a qualidade do produto e também proporcionando ao ser humano não somente ser mão-de-obra no processo, mas mente de obra.
    Conseguir combater dentro da realidade de cada empresa, seja em qual ramo for, indústria ou serviços a eliminação de desperdícios (superprodução, espera, transporte, processamento, estoque, desperdício de movimento e retrabalho); passa por uma melhoria significativa no fluxo de serviço, aumento da produtividade, eliminação de desperdícios com ganho de qualidade, fazer o máximo com menos, característica do Pensamento Lean, que o CIM ajuda a implementar dando todo suporte e ferramentas necessárias funcionando em cada setor da empresa, interagindo homem e máquina.
    A indústria automobilística tem sido uma grande implementadora desses métodos contínuos de melhoria, a busca para eliminar os gargalos é constante, pois o mercado é cada vez mais competitivo nesse mundo globalizado, aonde a velocidade da informação e uso das tecnologias são de fundamental importância para o processo produtivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas fazem a diferença. Sao elas que representam a organização e trazem resultados. Muito Bem !

      Excluir
  23. A principal relação da manufatura enxuta com a integrada é um sistema baseado na eliminação total de desperdício, o que permite agregar valor à produção e aumentar a satisfação dos clientes.
    Os elementos do “Pensamento Lean” estão associados ao processo de melhoria contínua e salientam a utilização adequada dos recursos para um resultado sustentável.
    Para que não ocorra um resultado mascarado do processo, o fluxo de informações e materiais deve ser contínuo. Outro ponto que deve ser observado, é o que diz respeito às fontes de variação, pois podem gerar desperdício já que os fluxos são contínuos e os sistemas são puxados (de acordo com a demanda dos clientes).
    O “Pensamento Lean” identifica o que é valor para o cliente, mapeia o fluxo de informação para identificar os desperdícios, implanta o fluxo contínuo, permite que o cliente “puxe” a produção (como já foi dito) e sempre busca a perfeição.
    Esse pensamento requer a adoção de um novo paradigma, pois ocorre o permanente desafio sobre abandono de idéias ineficazes e o encorajamento da mudança para a melhoria futura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Luciana, com dois focos principais: Combater desperdicio e reduzir lead time.

      Excluir
  24. O sistema de Manufatura Enxuta tem como foco principal a diminuição do lead time, ou seja, tempo que leva para uma peça percorrer todo o caminho no chão de fábrica, sendo necessária a eliminação de todo o tipo de desperdício existente nos processos, através da maximização da produtividade e efetividade dos processos já existentes.
    A manufatura enxuta tem como seu principal objetivo, alinhar a melhor sequencia possível de trabalho a fim de agregar valor de forma eficaz aos produtos solicitados pelo cliente, oferecendo exatamente o que ele deseja e transformando, na melhor maneira possível, desperdício em valor. A manufatura enxuta é uma forma de tornar o trabalho mais satisfatório, oferecendo feedback imediato sobre os esforços para transformar “muda” (desperdício) em valor, fazendo com que a motivação da força de trabalho seja maior.
    A manufatura enxuta tem como os principais princípios:
    1. valor;
    2. cadeia de valor;
    3. fluxo
    4. produção puxada
    5. perfeição.

    A Manufatura Integrada é como um sistema onde são envolvidas todas as etapas da produção, partindo da concepção até o acabamento final do produto, embora tudo isso necessite de uma geração, processamento e compartilhamento de informações entre as etapas de processo de manufatura. Um eficaz sistema de manufatura deve possuir ferramentas computacionais capazes de suprir tal necessidade de manipulação de informações que por fim, gere e integre as informações totais das etapas de desenvolvimento do produto. Integração de todas as atividades envolvidas na manufatura, sendo elas: compra, venda, projeto, planejamento, administração, finanças e produção. Tal integração ocorre através de uma rede de comunicação e de um software gerenciador com a finalidade de melhorar a eficiência organizacional, pessoal e produtiva. É o responsável pela administração da execução, supervisão e controle das atividades nos diversos setores da empresa, tornando possível o interfaceamento desses setores de tal forma que possam estar perfeitamente integrados.

    Bruno de Carvalho Ferreira

    ResponderExcluir
  25. Ediomário Chaves Bastos - 15 de dezembro de 2013, em resposta a questão 1 da avaliação de Manufatura Integrada.

    Como descrito no texto, torna-se necessário uma total integração da manufatura integrada com o pensamento Lean (enxuto), por focar no valor agregado dos produtos produzidos e nos recursos disponíveis para a produção, deve-se desenvolver uma sistemática de produção levando em consideração, os sistemas computadorizados, instalações automatizadas, JIT, pessoas comprometidas, qualidade, preocupação ambiental, ações sociais, dentre outras, visando um aumento da produtividade, com redução de desperdícios. Empresas automotivas como a FORD, são um bom exemplo desse novo pensamento moderno de produção que alia produtividade, com qualidade, satisfação dos clientes, preocupação ambiental e ações sociais, sem perder o foco na melhoria contínua do seu sistema de produção, gerando melhores resultados. Certamente quando a FORD decidiu montar seu parque industrial em Camaçari/Ba, levou em consideração diversos fatores, como: proximidade com fontes de matéria prima, facilidade de escoamento da produção, mão de obra mais barata que no sul e sudeste do país, infra estrutura, isenção de impostos, centros de qualificação profissional (Senai-Cimatec e outros), facilidade de montagem de suas empresas fornecedoras próximas a seu parque industrial, dentre outros. Com esse exemplo prova-se a importância da manufatura enxuta na sobrevivência e competitividade das organizações, pois como dito "pensar enxuto é ter atitudes enxutas". O que serve também para o nosso dia a dia, contribuindo para a redução dos desperdícios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. certamente Edmário. Mas na época a Ford foi uma inovadora. Pois nao existia uma parque de fornecedores locais e uma das estrategias foi construir alianças com governos e parcerias com empresas para fazer o negocio acontecer.

      Excluir
  26. Paulo Murilo Santa Rosa Mascarenhas
    A globalização e a facilidade cada vez maior na busca de opções e alternativas que caracterizam a economia, fez surgir nas empresas a necessidade de criar métodos e meios para obter um produto final com capacidade de competir através da qualidade e principalmente de um preço competitivo.
    Devido a essa necessidade, surgiram modelos de gestão de produção que obtivessem reduções de custo através da melhora da qualidade e dos prazos de entrega, trazendo maior flexibilidade às empresas, surgindo o modelo conhecido hoje como Manufatura Enxuta, sendo esse processo baseado na eliminação dos desperdícios, a principal relação com a Manufatura Integrada, baseada nos elementos do Pensamento Lean.
    O modelo de Manufatura Enxuta é baseado no princípio da melhoria do sistema produtivo através da identificação e minimização ou eliminação progressiva dos desperdícios, baseando-se na definição de valor, a partir da visão do cliente e de suas necessidades, buscando-se a fabricação do produto usando de um fluxo contínuo, através do sistema de produção puxada. A partir dessas ações e da implantação das melhorias contínuas, a empresa poderá alcançar o objetivo principal, que é a perfeição do sistema, para que o modelo de Manufatura Enxuta consiga atingir sua finalidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje já nem falamos mais em globalização de mercados (que ocorreu entre as décadas de 80 e 90, mais intensamento no Brasil) o grande assunto atual é produtos globais. Produtos desenvolvidos em centros de desenvolvimento e que tem feita a abertura de suas manufaturas para diversos locais.

      Excluir
  27. Fernando Faria da Silva
    A manufatura enxuta é uma pratica que se ampliou com o objetivo de trazer melhorias para os processos sistêmicos , o conceito de produzir mais com menos perdas levaram profissionais da área a se aprofundarem mais nesta pratica.
    Criando formas de combater os disperdicios antes aceitos, com o advento da tecnologia e da consciência sustentável já não é mais tolerável ter tanto desperdícios nas organizações, neste blog há pelo menos 8 grandes formas de se combater o disperdicio, mas o que é diperdicio? É tudo aquilo que não agrega valor, exemplo: linha parada, retrabalho e etc. Por outro lado uma vez atacando os desperdícios ganha-se em produtividade e qualidade em todas as etapas do processos.
    Aliando computador que é o apoio a produção e automatizando as instalações e a conscientização de cada colaborador é uma mistura perfeita do que chamamos de manufatura enxuta. Permitindo toda a integração de todas as atividades na cadeia de produção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, nao esquecendo que devemos ter em mente que combater desperdicio tambem é deve ser uma filosofia, um estado de ser.

      Excluir
  28. Davi Barbosa Duran

    A produção industrial, atualmente tem sido de fundamental importância para a humanidade, com a produção de diversos produtos e serviços para seus consumidores cada vez mais exigentes com a qualidade, entrega, preço entre outros motivos, e nesse contexto que entra a manufatura integrada que é um sistema de produção onde se agrupa: planejamento, controle, infraestrutura, metodologia, tecnologia e todos esses subgrupos tornam a manufatura integrada excelente para qualquer organização. A manufatura enxuta que é baseada no sistema Toyota de produção, representa o controle da produção de uma organização, tem como medidor, o controle e levantamento do seu desperdício. As empresas atualmente tem se preocupado com o desperdício financeiro e outros, e tem usado a manufatura enxuta para se introduzida na manufatura integrada, exemplo disso e a indústria náutica que produz equipamentos, visando não ter quase nenhum tipo de desperdício no seu processo de produção e a construção civil desde que haja um projeto bem elaborado e projetado com antecedência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale lembrar que o principal foco da manufatura enxuta é combater desperdicios e reduzir lead time. Todo desperdicio pode ter impacto financeiro. Mas a manufatura enxuta se preocupa essencialmente com o desperdicio que atinge o VALOR do produto ou serviço para o cliente.

      Excluir
  29. O pensamento Lean, sistematizado por inputs, processamentos e outputs, busca em sua essência a redução de desperdícios e balanceamento da linha de produção. As estratégias adotadas pelas empresas em busca de alavancar seus lucros e minimizar os custos operacionais, vem dinamizando o mercado automobilístico que se nivelam pela tomadas de decisões baseadas em tecnologias da informação e recursos automatizados. Com o célere avanço da manufatura integrada pela computação, eliminando custos desnecessários, erros operacionais e modelando os processos industriais através de simulações, a margem para diferenciação no mercado torna-se cada vez mais estreita. Mas, esse avanço é impulsionado pela exigência do consumidor final e qualificação dos profissionais na área de manufatura enxuta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem duvida a industria automotiva foi a grande pioneira na aplicacao da pensamento enxuto, mas atualmente diversos segmentos tem adotado a metodologia para aumentar a produtividade.

      Excluir
  30. Maria Atanázia

    Pensar enxuto e ter atitudes enxutas. Pode ser um estilo de execução que oferece uma ação sustentável para as organizações. A utilização adequada dos recursos é uma condição fundamental para sobrevivência da organização especialmente num ambiente acirrado e competitivo. O lean manufacturing (manufatura enxutate tem base a implementação do JIT (just in time) numa tentativa de gerenciar os estoques. Daí em diante, várias técnicas de processo, controle de qualidade, medição de custos e desempenho das pessoas formam a gama de ferramentas para uma manufatura enxuta. Utilizando os cinco Processos que são; Valor, Fluxo de Valor, Fluxo, Puxar, Perfeição. Estaremos buscando não “o melhor” resultado para um processo, mas sim “resultados melhores que os anteriores”. A relação entre manufatura enxuta e a Integrada é que com um sistema de produção automatizado com: máquinas-ferramentas,linhas de transferências,sistema de montagem,robôs industriais,sistema de inspeção automática para controle de qualidade.
    Resultará Qualidade na produção/Realização de tarefas impossíveis ou agressivas ao homem/ Rapidez de resposta ao atendimento da produção/Redução dos custos de produção/Redução da área de fabricação/Restabelecimento mais rápido do sistema produtivo/Possibilidade de introdução de sistemas interligados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resultados melhores que os anteriores. Sim. E muitas vezes significa manter aquilo que se faz melhor tambem. Se existe valor no que é feito é importante preserva-lo. A aplicacao de automação e tambem computaçao representam a interface do CIM.

      Excluir
  31. O kaizen é uma filosofia de melhorar os processos já implantados, com o objetivo de aumentar o rendimento do mesmo. O grande desafio do método é sobrepor o choque cultural que, na maioria da vezes, ocorre nas organizações. O reinvento e a busca pelo simples, nem sempre é a realidade vivida no momento de algumas empresas, o que implica na repulsão ou resistência das ações e estratégias adotadas pelos executivos no programa. A utilização do Kaizen requer participação de todos os níveis hierárquicos, até mesmo o envolvimento dos executivos com o chão de fábrica. A manufatura Integrada possibilita uma rápida adequação da metodologia kaizen por possuir todas as informações do negócio, bem como as possibilidades de envolver tecnologia e mão de obra capacitada. No processo de desenvolvimento dos negócios, a tecnologia é fundamental. Deve-se atentar o uso da tecnologia sem justificativas plausíveis, onerando apenas os processos. Esta filosofia possibilita realizar algumas simulações e projeções com custos zero ou bem reduzidos.
    Em suma, o grande desafio é a busca por produtividade, produzir mais com menor custo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas vezes os programas Kaizen não sao bem sucedidos, devido a má implementação. Não necessariamente ações de melhorias requerem investimentos em tecnologia... O simples muitas vezes é sinomino de inovação e pode contribuir para o aumento da produtividade. Sem duvida onerar sem justificativa é o caminho, mas a aplicacao de tecnologias interligadas a sistemas de manufatura integrada podem trazer respostas rápidas e aumentar a competitividade.

      Excluir
  32. A questão central da manufatura enxuta é o foco no valor agregado, ou seja, aquilo que o consumidor requisita e está disposto a pagar. Dessa forma, o mapeamento dos processos de manufatura permite identificar as tarefas e etapas que adicionam valor e eliminar ou minimizar aquelas que representam desperdícios: superprodução, espera, transporte, processamento, movimentação, baixa qualidade, estoque e não valorizar o capital humano. Todavia, esse enxugamento contínuo dos processos somente é possível mediante profunda integração e sincronismo entre os sistemas de apoio à produção (controle informatizado) e as instalações (automação). A manufatura integrada, a partir da visão sistêmica e por meio do CIM (Computer Integrated Manufactering), desempenha esse papel, resultando em operações enxutas (lean), moldadas de acordo com a expectativa do cliente quanto ao produto final. Assim, é possível dimensionar a medida certa de recursos (tempo, espaço, mão de obra, dinheiro, etc.) necessária para entregar valor ao cliente, de forma contínua, em compasso com a demanda e buscando soluções superiores. Sem a integração da manufatura, há uma tendência à dispersão e falta de encadeamento de esforços dentro dos sistemas, o que torna a produção menos eficiente e o produto final menos aceitável ao cliente.

    ResponderExcluir