É notável que as duas metologias é uma forma organizada de aplicação das tão conhecidas ferramentas da qualidade. Não se limitando somente a estes métodos, outros tão importantes foram organizados de forma sistemática para ordenar as idéias na hora de investigar oportunidades de melhoria, não menos importante temos o mais popular de todos: O Seis Sigma.
Enquanto o ciclo ou metodologia PDCA conhecido também por A3 é muito útil para melhorias de processos e planos estratégicos. O PDCA foi idealizado e organizado por Shewart, tem como base que todo processo pode ser melhorado continuamente. Já as 8 disciplinas foi estruturado para analisar melhorias em produtos. No entanto pela riqueza das duas metodologias, é permitida a aplicação para qualquer tratativa. O A3 ou PDCA pode ser considerada uma metolodologia para melhorias que não requeiram uma ação emergencial imediata, diferentemente do 8D que demanda em sua terceira etapa (d3) uma ação de contigência para "apagar o incêndio", para que haja tempo de estudar com maior tempo e atenção ações para corrigir o problema identificado.
E você, quais outras diferenças percebe nas duas metodologias ?
Manufatura Enxuta
domingo, 8 de novembro de 2015
quinta-feira, 10 de setembro de 2015
Estratégias Competitivas e o Pensamento Enxuto
O que é estratégia ? Tanto ouvimos falar, mas o que significa agir com estratégia ? Qual a importância de ter uma estratégia para agir com "Pensamento Enxuto" ?
Primeiro vamos definir estratégia: Estratégia significa ter um conjunto de metas para alcançar um objetivo, melhorando o desempenho. Mas isso não quer dizer que toda estratégia "melhore" o desempenho. O sucesso da estratégia está associada a uma série de fatores, especialmente da sistematização e acompanhamento dos planos estratégicos. A palavra estratégia vem do latim, e foi um termo de guerra muito utilizado no sentido de criar técnicas ou estratagemas para vencer o inimigo. Atualmente o contexto é parecido. A competitividade moderna direciona as empresas para que criem uma boa estratégia competitiva e corporativa. A estratégia competitiva é uma forma de atuação onde uma empresa está em competição com outras e age em resposta às suas estratégias. Este tipo de estratégia pretende conferir vantagens à empresa em relação aos seus concorrentes. Mas não basta apenas criar planos, metas, desafios sem adicionar Valor ao Cliente pois esta é um diferencial para a Estratégia Competitiva - O planejamento necessita . Tudo que falei está muito fortemente associado com o que conhecemos de pensamento enxuto: Plano, Metas, Valor ao Cliente, Concorrentes... para complementar, precisamos seguir os 4P dos princípios da manufatura enxuta: Pessoas, Proposito ou filosofia, Processos e Problemas.
Portanto é importante se questionar na formulação da estratégia sobre os elementos dos 4P´s da manufatura enxuta:
1. Existe um proposito, filosofia, qual a razão de ser da organização ?
2. E as pessoas da organização, como são vistas ? Qual o valor que a organização atribui para os colaboradores ?
3. Existe um processo definido para a organização ?
4. Como os problemas são tratados na organização ?
https://youtu.be/os1n2Ea3wUs
Primeiro vamos definir estratégia: Estratégia significa ter um conjunto de metas para alcançar um objetivo, melhorando o desempenho. Mas isso não quer dizer que toda estratégia "melhore" o desempenho. O sucesso da estratégia está associada a uma série de fatores, especialmente da sistematização e acompanhamento dos planos estratégicos. A palavra estratégia vem do latim, e foi um termo de guerra muito utilizado no sentido de criar técnicas ou estratagemas para vencer o inimigo. Atualmente o contexto é parecido. A competitividade moderna direciona as empresas para que criem uma boa estratégia competitiva e corporativa. A estratégia competitiva é uma forma de atuação onde uma empresa está em competição com outras e age em resposta às suas estratégias. Este tipo de estratégia pretende conferir vantagens à empresa em relação aos seus concorrentes. Mas não basta apenas criar planos, metas, desafios sem adicionar Valor ao Cliente pois esta é um diferencial para a Estratégia Competitiva - O planejamento necessita . Tudo que falei está muito fortemente associado com o que conhecemos de pensamento enxuto: Plano, Metas, Valor ao Cliente, Concorrentes... para complementar, precisamos seguir os 4P dos princípios da manufatura enxuta: Pessoas, Proposito ou filosofia, Processos e Problemas.
Portanto é importante se questionar na formulação da estratégia sobre os elementos dos 4P´s da manufatura enxuta:
1. Existe um proposito, filosofia, qual a razão de ser da organização ?
2. E as pessoas da organização, como são vistas ? Qual o valor que a organização atribui para os colaboradores ?
3. Existe um processo definido para a organização ?
4. Como os problemas são tratados na organização ?
https://youtu.be/os1n2Ea3wUs
sábado, 4 de abril de 2015
Como Agregar Valor nos Processos Produtivos para os Clientes Internos
Muitos artigos e a prática nas organizações tem mostrado que a chave do sucesso para um produto ou serviço ser bem quisto é ter um time interno vencedor e motivado dentro das empresas. Mas, quais elementos práticos podem fazer uma organização conseguir Agregar Valor para os seus clientes internos ? Como esse valor pode ser medido ? Como os processos podem contribuir para estimular a atividade util e importante para os clientes internos ? Em sua opinião, como uma organização pode ser bem sucedida e ter uma imagem positiva do seu produto ou serviço ? Observe o vídeo de Max Heringer e veja algumas dicas muito valiosas que comprovam que o relacionamento positivo dentro da empresa traz benefícios e ajuda a agregar valor ao negócio.
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015
O TRIANGULO DO CLIENTE E GESTÃO ESTRATÉGICA
Em todas as decisoes e escolhas de compra, todas as pessoas são orientadas a fazer a selecao de acordo com tres critérios, que é conhecido como triangulo do cliente. Em cada vertice do triangulo, encontra-se: Qualidade, Entrega e Tempo. A Qualidade está vinculada ao cumprimento da função que um produto ou serviço oferece. Se a funçao é cumprida, existe a qualidade. Este é o criterio mais relevante, pois se não há qualidade, os outros dois criterios são insignificantes. A Entrega representa o quão disponivel um produto está, e qual a sua tolerancia de espera por esse produto ou serviço. O custo é a escolha que muitas vezes representa o criterio de desempate, pois se existem dois produtos e serviços com as mesmas condicoes de qualidade e entrega, o custo será o elemento de decisão.
Neste sentido, as organizacoes necessitam entender que para ser competitivo, é necessário criar estratégias e táticas para manter o triangulo em evidencia - pois o triangulo, como uma estrutura rígida e poligono com menor numero de lados, tem um poder enorme de sustentar a estrutura de uma organização. E voce, em sua opinião, quais estratégias e táticas para manter o triangulo do cliente sempre rigido e equilátero ?
segunda-feira, 30 de dezembro de 2013
Manufatura Enxuta : Manufatura Integrada - Principios do "Pensamento L...
Manufatura Enxuta : Manufatura Integrada - Principios do "Pensamento L...: A Manufatura enxuta tem sido uma prática amplamente aplicada e com resultado efetivo e sustentável. Por focar no valor agregado, este proces...
segunda-feira, 2 de dezembro de 2013
Manufatura Integrada - Principios do "Pensamento Lean"
A Manufatura enxuta tem sido uma prática amplamente aplicada e com resultado efetivo e sustentável. Por focar no valor agregado, este processo baseia-se em criar uma sistemática para a melhoria continua. A industria automotiva foi um grande impulsionador da manufatura enxuta. A primeira grande "sacada" para a o uso suficiente de recursos (principal chamada do Lean Manufacturing - menos melhor!) foi o JIT (Just In Time). Mas existem muitas organizações que ainda produzem para estocar e isso não necessariamente é errado! É o conhecido JIC (Just In Case) system. Muitas organizações pelo tipo de produto requer produzir para estocar. Mas isso não quer dizer que esta organização não combata desperdicios, ou seja, não deixe de cuidar dos 7+1 grandes desperdicios conhecidos. De certo, a manufatura enxuta tem tido um grande sucesso na produção, sendo atualmente utilizado em diversos seguimentos, tais quais: desenvolvimento de software, saude, industrias de construçao civil, servicos financeiros.
Existem 5 principais elementos do "Pensamento Lean", que são:
1 - Valor (representa o que o cliente quer)
2 - Fluxo de Valor (representa como aquilo que o cliente quer está sendo representado nas etapas do processo)
3 - Fluxo (processo sem interrupção, fluindo naturalmente, com fluxo continuo)
4 - Puxar (executando aquilo que é necessário)
5 - Perfeição (aprimorar cada vez mais, sempre e continuamente)
A principal saída esperada pela aplicação destes principios é reduçao de desperdicios. Neste sentido a Manufatura Integrada (pela aplicaçao de CIM - Computer Integrated Manufaturing) tem sido necessário para eliminar os desperdicios, aumentar a produtividade e melhorar o fluxo e qualidade. Ao juntar os sistemas de apoio a produçao (computadorizados) às instalaçoes (automatização) é possivel ter poder de resposta instantânea e rápidas ações, alinhado totalmente com os principios de manufatura enxuta e o pensamento lean. Existem diversos exemplos, como a manufatura integrada tem colaborado para a firmação dos principios da manufatura enxuta ?
sábado, 27 de abril de 2013
O que é Manufatura Enxuta ?
Ser enxuto é uma cultura, forma de pensar e agir que leva a reflexão de utilizar aquilo que é realmente importante para transformar um produto ou serviço - e digo além - pensar enxuto e ter atitudes enxutas pode ser um estilo de vida para as pessoas, não só para as organizações.
Nas organizações, ter a utilização adequada dos recursos é uma condição básica para sobrevivência especialmente num ambiente acirradamente competitivo. O lean manufacturing (manufatura enxuta) tem sua historia enraizada com a implementação do JIT (just in time) a partir da decada de 50, numa tentativa de gerenciar os estoques. Daí em diante, várias técnicas de processo, controle de qualidade, medição de custos e desempenho das pessoas foram compilados para formar a gama de ferramentas para uma manufatura enxuta.
Nas organizações, ter a utilização adequada dos recursos é uma condição básica para sobrevivência especialmente num ambiente acirradamente competitivo. O lean manufacturing (manufatura enxuta) tem sua historia enraizada com a implementação do JIT (just in time) a partir da decada de 50, numa tentativa de gerenciar os estoques. Daí em diante, várias técnicas de processo, controle de qualidade, medição de custos e desempenho das pessoas foram compilados para formar a gama de ferramentas para uma manufatura enxuta.
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